Visita para comprar apartamento: 8 pontos que você deve analisar

7 minutos para ler

Quem está procurando apartamento para comprar sabe que a busca demanda tempo, precaução e muita paciência. 

Se for na praia, por ser fora da cidade onde você mora, as dúvidas podem ser ainda maiores.

Além da metragem, da distribuição da planta e da localização, é necessário verificar as condições físicas do imóvel. 

Por isso, a visita ao imóvel torna-se o principal momento para você avaliar se o apartamento que você está interessado realmente é a melhor escolha.

São muitos detalhes que precisam ser observados. Por isso, separamos um checklist com 8 pontos para você não esquecer de prestar atenção quando for visitar um apartamento.

8 pontos para prestar atenção em uma visita ao apartamento

1. Condições físicas do imóvel

Seja um imóvel novo ou usado, o principal objetivo ao fazer uma visita é observar as condições físicas do apartamento. Paredes, pintura, piso, janelas e acabamentos. 

Olhe para tudo em cada um dos cômodos. Se tiver ar-condicionado ou split, confira se  os aparelhos estão funcionando bem e são do tipo econômico ou não.

Caso o apartamento não seja novo, avalie também o estado de conservação do imóvel. Infiltrações ou mofo podem ser sinal de problema, por exemplo.

Se o apartamento for vendido mobiliado, cheque todos os móveis e veja qual é o estado de conservação de cada um deles. Se os móveis não forem fixos, tente observar atrás deles também.

2. Instalações hidráulicas

Além do que você vê, é preciso checar o que está atrás das paredes, mas que é fundamental para sua futura morada.

Verifique toda a parte hidráulica, como torneiras, chuveiros, descargas e registro. Abra cada um deles e observe se não há infiltrações ou vazamentos. 

Não esqueça de conferir a vazão nos vasos sanitários e se as descargas têm uma pressão equilibrada.

Vale a pena, ainda, testar se o aquecimento e a potência da água do chuveiro são eficazes.

3. Instalações elétricas

Cheque, ainda, a rede elétrica. Avalie a quantidade de tomadas espalhadas pela casa, porque trocá-las ou adicionar novos pontos pode pesar no seu bolso. 

Uma dica é levar uma lâmpada e/ou o carregador do seu celular para testar todas as luzes e tomadas do apartamento.  

Outros pontos que frequentemente são esquecidos, mas que também devem ser testados, são a campainha e o interfone.

Se ao abrir uma torneira, o líquido sair com uma coloração escura ou com detritos, atente para o encanamento corroído ou caixa d’água suja.

4. Localização do imóvel

A localização é um ponto importante que deve ser observado quando você for visitar um apartamento para alugar, principalmente se esse é um fator que você prioriza na hora de encontrar um lugar para morar.

Observe o entorno de onde o imóvel está localizado e veja se você vai poder contar com comércios, transporte público, áreas de lazer e diversos serviços disponíveis para o seu dia a dia.

Percorrer as ruas próximas ao imóvel e fazer perguntas aos moradores sobre o bairro são ótimas alternativas para descobrir se você terá uma boa infraestrutura e acessibilidade morando lá.

5. Verifique os pisos

Provavelmente, você não quer ter de tirar tudo de dentro do apartamento para trocar o piso, certo? É um trabalho imenso e nada barato. 

Por isso, verificar os pisos é um dos pontos mais importantes.

E cada tipo de piso merece uma atenção especial:

banner-blog
  • Madeira: verifique se há desníveis ou tábuas levantadas que indicam umidade no solo ou se há desgaste nas bordas das tábuas, o que pode indicar necessidade de troca.
  • Laminados e vinílicos: analise se não há desníveis, rachaduras ou alguma parte solta e, ainda, se estão com uma cor e um brilho adequados.
  • Porcelanato ou cerâmica: cheque se há barulhos ao andar ou se não há peças quebradas. Também vale verificar se há manchas (atente para tapetes que escondem defeitos!), porque são pisos bem sensíveis.

6. Verifique a orientação solar

A orientação solar do apartamento é tão ou mais importante quanto sua própria infraestrutura, afinal, não há reforma ou investimento que se faça para corrigi-la.

A incidência de luz proporciona conforto térmico, economia de energia elétrica e ainda combate ácaros e mofo. 

Se você está procurando um imóvel no litoral, como em Capão da Canoa, as orientações norte e leste são as mais valorizadas.

Independentemente da época do ano, você poderá ter a vista para o mar, podendo até assistir ao nascer do sol da sua sacada. 

Além disso, a luz solar incidirá no seu apartamento pela manhã, garantindo luminosidade sem tanto calor, até porque as tardes de verão costumam ser chuvosas na praia.

Você pode verificar a orientação solar antes mesmo da visita, porém, aproveite a ida ao imóvel para avaliar “ao vivo” em quais cômodos você deseja ter maior incidência de luz. 

7. Bairro e vizinhos

Se você está procurando um imóvel em alguma cidade que você não mora, a visita pessoal ao imóvel é essencial para que você confira a vizinhança tanto do prédio quanto da rua

Aproveite para dar uma volta pelo quarteirão, observar o movimento, os moradores e a segurança das redondezas. 

Tente conversar com alguns vizinhos para saber melhor como é viver ou veranear por ali.

Se puder, visite o local em diferentes horários e/ou dias da semana para que você veja melhor a rotina do lugar, como é o barulho da vizinhança e o movimento.

Veja também: Bairros de Capão da Canoa: quais são os principais e vantagens de cada um.

8. Segurança do imóvel

A segurança é um dos pontos mais importantes a serem checados na hora da visita. 

Verifique o funcionamento de todos os trincos, fechaduras e as portas de entrada do prédio e do apartamento.

Confira se o edifício ou o condomínio tem sistema de segurança, câmeras, interfones, porteiro e/ou vigilância 24 horas. Quais desses pontos te deixará seguro?

Além disso, observe o policiamento no bairro e se a rua onde o apartamento está situado não é muito isolada. 

Se puder, fale com moradores ou até mesmo com o síndico do prédio para saber um pouco mais sobre como se sentem.

A visita norteará a sua decisão final

visita ao apartamento

A ideia é aproveitar a visita ao apartamento que te interessou e se perguntar: 

“Eu moraria nesse lugar do jeito que ele está?”.

Se a resposta for sim, bom, você está mais perto de fechar negócio.

Se a resposta for não, por exemplo, mas se o apartamento for usado e com um preço mais em conta, questione se você gostaria de reformá-lo para ficar do jeito que quer

Esse cálculo precisa ser feito e levado em conta antes da decisão.

Por isso, aproveite para olhar e analisar o imóvel nos mínimos detalhes, conversar com moradores e vizinhos e perceber o que sente ao estar ali.

Além disso, conte com uma imobiliária de confiança como a Novo Lar, para garantir que o atendimento seja com máxima transparência.

Posts relacionados

Deixe um comentário