Qualidade de vida em Capão da Canoa: 6 vantagens de morar na praia mais querida do litoral gaúcho

7 minutos para ler

Capão da Canoa é o município mais populoso do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com 54 mil habitantes, conforme a estimativa do IBGE 2020. Não é à toa. 

A qualidade de vida de Capão da Canoa é um dos principais motivos que leva milhares de gaúchos a escolherem essa praia para morar, além de outras tantas pessoas que vão para veranear ou curtir uma folga.

Além de morar perto do mar, há mais 6 fatos importantes sobre a qualidade de vida em Capão da Canoa que você deveria conhecer se está pensando em investir ou alugar um imóvel na praia.

6 fatos sobre a qualidade de vida em Capão da Canoa

O último levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em 2010, apontou que Capão da Canoa tem nota 0,743, o que situa o município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto e acima da média das outras cidades brasileiras, que é de 0,699.

O indicador que mais contribui para o IDH do município é a Longevidade, seguida de Renda e de Educação

Mas, além disso, o que será que Capão da Canoa tem que faz com que as pessoas escolham morar ou veranear lá?

1) Tudo perto!

Com seus 54 mil habitantes, Capão da Canoa não é pequena, mas também não serve para cidade grande. Com isso, tudo fica pertinho.

Supermercado, padaria, shopping, comércio, praia… Dá para fazer tudo, se você quiser, a pé ou de bicicleta em minutos. Com certeza, esse é um dos fatores que influencia diretamente na qualidade de vida da população.

2) Segurança é prioridade

Claro que não seria possível “fazer tudo a pé” se Capão da Canoa não tivesse ótimas condições de segurança pública. 

O município tem quase 180 câmeras que monitoram toda a cidade. Há reconhecimento facial em pontos estratégicos e leitura de placas de veículos.

Não tem hora para caminhar ou correr no calçadão. De manhã cedo ou à noite, as vias são bem iluminadas e frequentemente se vê policiais fazendo ronda pelas ruas e praças.

3) Infraestrutura para uma vida saudável

A infraestrutura de Capão da Canoa também é um dos diferenciais em relação a outras praias do litoral gaúcho. Mesmo sendo de porte médio, tem tudo! 

Supermercados de grandes redes e minimercados, restaurantes de qualidade, comércio bem diversificado, bares, pubs, shoppings, cinemas e academias.

Sem falar do extenso calçadão, com ciclovia, e das quadras esportivas à beira-mar e das inúmeras praças espalhadas pelos bairros. Ah, e os parques aquáticos, que ficam mais afastados do centro, mas valem muito a pena!

Ou seja, tanto a parte “urbana”, necessária à vida atual, quanto a infra para uma saudável estão disponíveis para quem escolhe Capão como destino.

4) A energia contagiante do mar

Não podemos falar da qualidade de vida em Capão da Canoa sem citar a praia.

Com extensa e larga faixa de areia, Capão da Canoa é daquelas praias que abrigam a família toda.

Há diversas casinhas de salva-vidas espalhadas pela praia e área para pesca sinalizada, em local separado dos banhistas. Quem curte surfar também se aventura pelas águas.

Também há uma variedade enorme de restaurantes, lanches e bebidas disponíveis para os veranistas. Lembrando das quadras dos mais variados esportes e do calçadão.

A infraestrutura da praia ainda conta com chuveiros à beira-mar e diversos banheiros públicos.

5) Povo tranquilo e amigável

Difícil passear no início da noite pelo centro de Capão da Canoa e não se envolver por algum músico tocando ao vivo num barzinho, pelas torres de chope, pelos crepes gigantescos.

banner-blog

O clima da cidade é tranquilo e contagiante ao mesmo tempo. Tem opções para todos os gostos e idades. Tem carnaval e show ao vivo no centro, mas também tem calmaria nos outros bairros.

Além disso, o povo é conhecido por ser um tranquilo e amigável, algo que contribui para a qualidade de vida em Capão da Canoa

6) O custo de vida é baixo

Apesar de ter tudo isso que mencionamos acima, o custo de vida em Capão da Canoa é baixo, principalmente se compararmos com Porto Alegre e Região Metropolitana.

Principalmente na baixa temporada – que é a maior parte do ano, afinal de contas.

Como é possível fazer as coisas a pé e ter um ritmo de vida mais sossegado, o estilo de vida dos moradores acaba sendo mais saudável e consequentemente mais barato também.

3 melhores bairros para morar em Capão da Canoa

A cidade tem crescido e se diversificado com o passar dos anos. Não é difícil ficar em dúvida, na hora de comprar ou alugar um imóvel, sobre qual bairro escolher.

Selecionamos os três principais bairros de Capão da Canoa – Zona Nova, Centro e Navegantes – e fizemos um resumão bem completo das vantagens e características de cada um para te ajudar a decidir.

Bairro Zona Nova

Tranquilo e sossegado, o Zona Nova é daqueles bairros tipicamente familiares. Quem tem imóvel na região, dificilmente troca por outro fora do bairro. Por lá, todo mundo conhece seus vizinhos.

Como a maioria dos imóveis são residenciais, possui um comércio pequeno e bem local, com mercados, farmácias, sorveteria e padarias que abastecem os moradores no dia a dia.

A área de convívio é um dos destaques: são três praças no perímetro do bairro, com área verde e diversão para a toda a família.

Bairro Centro

Mais badalado, é onde (quase) tudo acontece em Capão da Canoa. Opção é o que não falta na região central.

Para quem vai às compras, tem shopping, lojas, centros comerciais, feirões de fábrica, livrarias e supermercados por todo o bairro.

Sem falar no Camelódromo, onde se encontra de tudo, desde artesanatos e lembrancinhas até roupas e eletrônicos.

Além da sequência de casinhas que vendem os famosos crepes – onde você compra um “duplo” e vem um “quádruplo”. 

Bairro Navegantes

Moderno e bem cuidado, o Bairro Navegantes é onde estão as edificações mais luxuosas e as fachadas mais imponentes do litoral gaúcho, na divisa de Capão com Atlântida.

A grande maioria dos empreendimentos foram construídos em dois, três ou quatro terrenos, portanto, a maior parte possui apartamentos espaçosos, e foram construídos nos últimos 10 anos, ou seja, são edificações novas, com gás central, água quente e outras tecnologias.

Apesar de ser majoritariamente residencial, o bairro abriga diversas conveniências para garantir as compras do dia a dia e alguns dos melhores restaurantes, bares e cafés de Capão da Canoa. 

E o melhor: eles se localizam mais nos extremos do bairro, o que causa uma sensação de tranquilidade ao circular pelas suas ruas. Por isso, também é um bairro extremamente familiar e sossegado.

Qualidade de vida de dar inveja em muita cidade do RS!

Difícil alguém que nunca tenha sonhado em morar na praia. Com uma rotina cada vez mais intensa, cada vez mais gente procura a tranquilidade do litoral. Nem por isso quer um local pequeno ou sem infraestrutura. 

Devido a qualidade de vida em Capão da Canoa, ela se torna um dos destinos preferidos, já que oferece com infraestrutura urbana completa e, ainda assim, o sossego da praia.

Seja para morar, veranear ou investir, Capão da Canoa é daqueles locais que ninguém se arrepende de escolher.

Posts relacionados

Deixe um comentário