Qual é a melhor orientação solar para apartamento? Análise de especialistas

5 minutos para ler

Escolher a melhor orientação solar para apartamento é um cuidado muito importante se você prioriza questões como conforto e bem estar. 

A luz natural, quando distribuída corretamente entre os ambientes, pode influenciar na economia da família e ainda impactar na valorização do imóvel.

Acredite: apartamentos que apresentam boa iluminação podem custar até 10% a mais devido a menor incidência de problemas. 

Neste artigo, descubra qual é a melhor orientação solar para apartamento e veja como avaliar a iluminação de cada ambiente.

Apartamento na posição solar Sul

A posição solar Sul é a menos privilegiada. Especialmente em estados onde as estações são mais definidas, como o Rio Grande do Sul, o sol não dá as caras nas primeiras horas da manhã no inverno.

Já no verão, os raios entram para dentro de casa somente nas primeiras a partir das 14h-15h. 

É por isso que as pessoas que escolhem imóveis com essa posição solar precisam redobrar os cuidados com umidade e mofo. 

Naturalmente, os cômodos da casa também serão mais escuros e gelados. Em dias frios não haverá tanto conforto térmico e a dica é redobrar os cobertores ou ainda recorrer a aquecedores que não comprometam a qualidade do ar. 

Apartamento na posição solar Norte

Norte, sem dúvidas, é a posição mais desejada por quem está procurando um apartamento para morar ou investir.

Isso porque é a posição que mais recebe a presença do sol, condição que garante conforto térmico aos ambientes e ainda livra guarda-roupas e outros espaços do mofo. 

Essa também é a posição mais indicada por especialistas porque no inverno o sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da terra, condição que faz os imóveis receberem raios durante todo o dia, contribuindo para o aquecimento dos cômodos à noite. 

O interessante da posição norte é que, no verão, o sol diminui a sua presença e se mantém presente das 9h às 15h, garantindo um clima confortável nos ambientes durante à noite.

Seja inverno, seja verão a orientação solar norte vai propiciar conforto e agradar os moradores que buscam qualidade de vida. 

Saiba mais: Como limpar maresia? 5 dicas para prevenir a oxidação

Apartamento na posição solar Leste e Oeste

As posições Leste e Oeste são vistas como intermediárias.  A principal diferença entre elas é o período do dia em que o sol irá aparecer no imóvel. 

Nos apartamentos com a face Leste, o sol aparece durante a manhã. Já na face Oeste, os raios adentram o imóvel no período da tarde. 

Mas aí você deve estar se questionando: qual é a melhor?

banner catálogos de ofertas

Para quem não gosta muito de calor, o sol da tarde costuma ser forte e longo, deixando o imóvel mais abafado à noite.

Uma solução para amenizar as altas temperaturas dentro de casa pode ser a instalação de cortinas blackouts, mas isso não vai excluir totalmente o calor. 

É importante lembrar que nessa opção, você também poderá gastar mais com energia elétrica, já que o split no apartamento vai ser acionado, especialmente no forte do verão. 

Já o sol da manhã, mais fraco, tende a deixar a casa mais fresca ao longo do dia, por isso é a opção mais recomendada. 

Melhor orientação solar para cada ambiente

Saber o horário em que o sol vai incidir nos ambientes da casa é fundamental. 

Falamos isso porque sala e quarto, por exemplo, são os cômodos que as pessoas mais transitam e permanecem. Ou seja, os espaços onde mais precisarão de conforto. 

Dependendo das configurações do imóvel, esses espaços ainda contam com varandas ou terraços, áreas que recebem uma considerável incidência de raios. 

Acesse também: Como funciona um condomínio fechado 9 vantagens e dúvidas comuns 

A preferência, portanto, é que esses dois ambientes recebam o sol da manhã, o que garante luminosidade e calor na medida certa.

Se você tem o hábito de cultivar plantas dentro de casa, procure posicioná-las para que recebam os raios nesse período e tenham condições de realizar seu processo de fotossíntese. 

Cozinha, banheiro e lavanderia não necessariamente precisam ter a incidência do sol, afinal são ambientes que as pessoas frequentam temporariamente. 

Aliás, é importante cuidar que eletrodomésticos como geladeira ou microondas não fiquem expostos aos raios solares, já que podem danificar os aparelhos. 

Qual é a melhor orientação solar para apartamento?

qual é a melhor orientação solar para apartamento

A melhor orientação solar para apartamento é aquela que não é excessiva, nem escassa.

Priorize buscar imóveis com a posição norte ou leste e evite dores de cabeça como aparecimento de mofo (pouca luz) ou desgaste de pinturas e pisos e calor em excesso (muita luz). 

A posição Norte e Leste, portanto, são as que mais equilibradas. 

Procure uma imobiliária de confiança

Para verificar qual imóvel melhor atende as suas necessidades, seja com relação à posição solar, localização e perfil da construção, a dica é sempre procurar uma imobiliária de confiança. 

Acesse o site da Imobiliária Novo Lar e tire todas as suas dúvidas. Nossos profissionais terão o maior prazer em atender você. 

Posts relacionados

Deixe um comentário