Dispositivos para Casas Inteligentes: 6 tipos mais comuns + 3 dicas para automatizar sua casa

6 minutos para ler

Já pensou como seria se a nossa casa fosse um lugar mais eficiente e conectado?

Pois essa realidade está cada vez mais próxima!

A Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) indica que o uso de dispositivos para casas inteligentes, ou gadgets, deve crescer, pelo menos, 20% até 2023.

E as razões para essa projeção não são difíceis de entender. 

Além da facilidade que esse tipo de tecnologia proporciona para quem vive um dia a dia acelerado, uma lei aprovada ainda no início de 2020 promove incentivos e benefícios tributários à Internet das Coisas (IOT). 

Boa notícia, né?

Mas se você ainda não entendeu direito como essa tecnologia funciona e como pode aplicá-la em sua residência, a gente explica. 

Os gadgets para casas oferecem possibilidades que vão das conhecidas assistentes de voz até o controle da temperatura, iluminação e fechaduras automatizadas. 

Neste artigo, saiba tudo sobre casas inteligentes e veja o passo a passo para você começar a investir em dispositivos que irão transformar a sua rotina. 

6 tipos de gadgets para casa inteligente

Os dispositivos para casas inteligentes mais comuns hoje são aqueles relacionados à segurança, controle da iluminação, assistentes de voz e fechaduras inteligentes. 

Veja quais são os mais populares no Brasil:

1. Assistentes de voz

Alexa dispositivos para casas inteligentes

Configurar alarme, informar a situação do trânsito ou a previsão do tempo, reproduzir músicas ou ainda acionar lâmpadas e aparelhos domésticos na sua residência. 

Todas essas possibilidades podem ser executadas pelas assistentes de voz, um dos gadgets para casas mais populares do momento. 

As vozes mais conhecidas hoje são as da Siri (Apple), Alexa  (Amazon) e o aparelho do Google Home. 

Além de responder perguntas diárias, esses dispositivos podem ajudar você a checar a sua agenda e até conversar. 

2. Fechadura inteligente

Fechaduras inteligentes são uma solução para controlar a sua porta por meio do smartphone, tablet, biometria e até sensores de presença. 

O diferencial é que essa tecnologia pode ser implantada em qualquer modelo de porta, independente do tamanho. 

No Brasil, marcas como Kaadas, Samsung, Nice e Yale já comercializam essa tecnologia que funciona por senha, biometria, protocolos Wi-fi, entre outros. 

Saiba mais: Casas Inteligentes: o que são, vantagens e dispositivos necessários

3. Iluminação automatizada

Já pensou que maravilha poder controlar a intensidade da luz em cada ambiente da sua casa? Com as lâmpadas inteligentes isso é possível!

Além de auxiliar na economia de energia, você pode mudar a cor da lâmpada para melhorar o conforto do espaço. 

banner-blog

Ah, algumas marcas também oferecem a possibilidade de criar comandos com assistentes de voz para “acordar suavemente” e programar a lâmpada para acender aos poucos. 

Marcas como Philips, Positivo e Geonav podem ser conectadas ao Google Home e à Alexa e são encontradas com facilidade por aqui.  

4. Aspirador de pó

O aspirador de pó inteligente se popularizou com a pandemia e já caiu no gosto de muita gente. 

Além de fazer a limpeza automática do chão, o aparelho tem sensores antiqueda e que ajudam a encontrar obstáculos no meio do caminho. 

Você também pode mapear o caminho dele pelo celular e, com isso,ficar tranquilo enquanto o aparelho realiza todo o serviço. 

5. Detector de alarme de incêndio 

Conectado pela rede Wi-fi, o detector de alarme de incêndio recebe as informações por meio do smartphone e é o aparelho ideal para garantir a segurança da casa e evitar acidentes maiores que podem colocar a vida da sua família em risco. 

6. Smart Controle Universal

Com este dispositivo, você pode concentrar todos os controles remotos em um único dispositivo: o seu celular. 

Ou seja, com apenas esse dispositivo instalado na sua casa você poderá ligar e desligar todos esses equipamentos.

Para se ter uma ideia, ele é compatível com TVs, ar-condicionado, set-up-box ou qualquer aparelho com controle remoto infravermelho. Para que o dispositivo funcione, basta conectar na Wi-Fi e ponto. 

3 passos para automatizar sua casa

Sua casa não é automatizada? Veja 3 passos para torná-la mais inteligente e aproveitar todos os seus benefícios.

automatizar casa dispositivos para casas inteligentes

1. Avalie quais são as suas necessidades e compre aos poucos

Antes de sair comprando, é necessário identificar quais dispositivos para casas inteligentes, de fato, serão úteis para o seu dia a dia. 

Se você quer dar prioridade para segurança, por exemplo, pode investir nas fechaduras automatizadas.

Se prefere o conforto, invista nas lâmpadas para deixar a iluminação adequada aos ambientes.

Depois de identificar as prioridades, transforme a sua casa aos poucos – não precisa comprar tudo de uma vez – e vá evoluindo e entendendo quais gadgets mais combinam com você. 

2. Prefira produtos que tenham ligação com assistentes virtuais

Para deixar a sua casa, de fato, inteligente e automatizada, o mais indicado é que todo produto que você adquirir possa ser controlado pelo seu smartphone ou por assistentes de voz.

Esse detalhe faz toda a diferença para ter uma casa conectada e garantir maior praticidade na rotina, auxiliando na execução de tarefas. 

3. Busque por produtos em sites chineses

Conforme o site Olhar Digital, boa parte dos dispositivos para casas inteligentes chineses, como AliExpress, Alibaba e GearBeast. 

Na maioria das vezes eles costumam ser muito mais baratos. A única desvantagem é o longo tempo de espera. 

Veja também: 5 fatores econômicos que afetam o mercado imobiliário

Mercado em alta favorece investimento

O mercado brasileiro de equipamentos para automação residencial está em alta e a previsão do IDC Brasil é que o volume de negócios em 2021 supere a marca de US$ 291 milhões,  crescimento de 21% na comparação com o ano anterior.

Comece a investir nos dispositivos para casas inteligentes aos poucos e lembre-se que os três pilares da automação são controle, segurança e conforto. 

Se a sua casa já era o seu lugar de aconchego, prepare-se para ter ainda mais praticidade e acolhimento no seu lar.

Posts relacionados

Deixe um comentário